18 de novembro de 2006

I´ve never seen a show like that before...

Then again the same old story
World will travel, oh so quickly
Travel first and lean towards this time.
Oh, I'll break them down, no mercy shown
Heaven knows, it's got to be this time
Watching her, these things she said
The times she cried, too frail to wake this time


Depois de 11 anos indo a shows, acreditei por um tempo que a ansiedade se tornaria coisa do passado já que a prática, teoricamente, acaba com a surpresa. Ainda bem que a gente se engana.

Há alguns meses eu disse que todas as minhas segundas-feiras seriam azuis até 14/11, dia da segunda apresentação do New Order, em São Paulo. Mal sabia eu que não só as segundas-feiras como os dias e noites se tornariam azulados e multicoloridos depois do show.

Ontem, durante quase duas horas me tornei uma adolescente ansiosa e emocionada como nunca acreditei ser possível. Se ano passado, tive a melhor surpresa em relação a shows com o Flaming Lips, ontem a

superação completa de qualquer expectativa aconteceu.

Junto a mais ou menos 6.000 pessoas, vi a banda que um dia compôs o Joy Division começar o show - que seria uma festa perfeita - com Crystal, que viria acompanhada de Regret - cuja letra já decorou uma das paredes do meu quarto - e mais tarde de Ceremony. Com esta seqüência foi impossível não se emocionar.E era apenas o começo...

Ao lado das caixas, do lado direito do palco do Via Funchal era possível ter uma boa visão do divertido Peter Hook que falava com as pessoas, sorria, cantava, fazia poses para as câmeras- e isso não é exagero das matérias veiculadas pelos meios de comunicação.

O aparentemente tímido Bernard Summer estava empolgado: cantava com gosto, falava com o público, dava uns gritos ? que às vezes eu não acreditava muito que viessem dele - e até dançou durante Bizarre Love Triangle quando estava livre da guitarra.

O discreto Stephen Morris fazia um trabalho quase matemático na sua bateria parte acústica, parte eletrônica. Perfeito!

Como se tudo isso fosse pouco Transmission veio como um tapa na orelha: seco, direto e inesquecível. Além dela e Ceremony, outros Joy Division ainda seriam ouvidos.

O público não estava unido ali apenas pela paixão por New Order e Joy Division, mas também por cantarem quase todas as canções, inclusive as novas como Waiting for the Sirens Call e a ótima Krafty.

Em algum momento, surgiu These Days. Outro Joy Division! Estava quase pedindo para me beliscarem para ter certeza de que aquilo era verdade.


A discoteca estava prestes a começar com as primeiras batidas de True Faith. Na seqüência, mais ou menos nessa ordem vieram Bizarre Love Triangle, a linda Temptation, Perfect Kiss que se transformaria na inesquecível, Blue Monday para matar a galera de dançar. Exagero de hits? Sim, mas era um show para fãs e todos ali queriam cantar junto com a banda e dançar até ficar exausto.

Paradinha. O primeiro bis vem com mais uma emoção forte: Atmosphere! Não esperava essa. Paralisei, sem acreditar no que via e ouvia. As luzes coloridas que giravam lentamente no ritmo das notas da canção, o público, a banda criaram a atmosfera mais emotiva que já vi num show. Nesse clima, impossível não sentir falta do vocal marcante de Ian Curtis e porque não de sua presença -por mais viajante que isso possa paracer. Se há alguma magia no mundo com certeza ela esteve por ali.

Ainda meio sem acreditar no que tinha ouvido, vi o New Order subir pela segunda vez ao palco para se despedir com Love will tear us apart.

Era o fim do melhor show que eu tive a sorte de ver. Não sei se haverá outro que consiga tomar este posto. A minha trilha sonora mental ainda está tomada por versos assim:

Oh, you´ve got green eyes/
Oh,you´ve got blue eyes/
Oh, you´ve got gray eyes/
And I´ve never seen anyone quite like you before...


E eu estou completamente atordoada, ainda.


PS:Tenho certeza que este foi o post mais deslumbrado que já coloquei aqui.Mas sei que outros como eu estão igualmente bobos. Na saída do show encontrei uma moça que conheci no dia que comprei os ingressos e ela me disse "valeu a pena cada gota de suor derramada". E eu completo: não só o suor, como a grana, o tempo, o cansaço e a recusa de algum convite para um bate volta até a praia no feriado do dia 15 valeram e valeriam novamente.

7 comentários:

Fred disse...

Cátia! UAU !!
Te juro, se eu soubesse que eles iriam tocar tanto Joy Division, eu teria vendido um de meus gatos e teria ido no show.
O pior é que nem vender um dos felinos iria adiantar: quando fiquei sabendo desta história os ingressos já tinham acabado.
Tocaram Transmission... Oh my!!
Tem pessoas que não me perdoam por ter perdido o show do Franz - hein Álvaro? - mas vamos ser francos, galera.
Não dá pra sentir pena de si mesmo por ter perdido um show de uns muleques que copiam um monte de som legal.
Agora... New Order tocando Joy Division em sampa?
Eu tenho ORGULHO de ser um pateta e ter perdido o show do New Order.
:(
Coisas da vida.

Anônimo disse...

Putz, agora que vi que não foi vc que postou!
Sorry!

Anônimo disse...

pensei que vc tivesse ido... anyway, o show foi ótimo!

Fred disse...

Já tá bêbado, Álvaro?
Em plena segunda?
hahaha!

Cátia disse...

Olá,
Álvaro, é permitido comentar posts que não são do Fred,rs.

Foi uma pena realmente vc não ter ido,Fred. Eu sou suspeita pq fiquei- e estou- deslumbrada,mas ainda insisto em repetir o título do texto I´ve never seen a show like that before...

Para a alegria da criança aqui ficar completa faltava ver o Cure algum dia,só colada na grade para ve-los de perto-ou para ver o Simon Gallup de perto hahhahahah.

Bjim e até o próximo post...

Anônimo disse...

Catia,
Quase chorei com seu post!
Vc disse tudo q eu poderia ter dito num post !
Foi lindo, maravilhoso, e by the way eu tava acho q muito perto de vc no show!
A unica coisa chata q me ocorreu, q antes de comecar o show, eu fui no banheiro e depois de pegar a fila, fui fazer xixi e saiu sangue... achei estranho, pq nao era chico! rs, enfim, fui pro show e comecei a passar mal.. com uma colica insuportavel, e uma sensacao q o chao tava saindo dos meus pes. Mas aguentei, firme e forte, ate a ultima musica! nao me perdoo por nao ter visto love tears us apart. Mas nao aguentava ficar em pe... Fui pro banheiro, nao soh saiu xixi, como saiu sangue, preto, muito forte, perdi muito sangue, muito mesmo! sai de la, dei dois passos e desmaiei. Tava sozinha, com medo, fraca, e sangrando! Fui parar na enfermaria... o resto se resume a uma semana horrivel e como nao tenho plano de saude, vou guardar essa infeccao para mim... ahaha ate ela virar alguma coisa mais punk, mas se eu morrer, rs, posso dizer q vi o show do new order! ahahah
ja valeu pela minha vida em terra! foi lindo, maravilhoso, foi tudo de bom! e mesmo passando mal, cada segundo foi foda! chorei muito nas musicas do joy division pq isso significa muito pra mim, e por anos e anos da minha vida!
faria de novo, desmaiaria de novo, mas jamais perderia esse show! E o melhor.. eu ganhei! ahahah nao gastei um centavo por ele! e pensar q eu o ganhei um dia antes qdo ninguem tinha mais ingresso, me faz sentir muito especial !!!
Super beijossssssss

Cátia disse...

Se cuida muié!!!! Se duvidar um ser de cabelos cor de rosa que vi do meu lado e depois atrás de mim podia ser vc...Isso se vc ainda estiver de cabelo rosa...
Enfim, não guarde a infecção não, procure ajuda!!! Fiquei preocupada agora,rs. Assim como vc, chorei nas músicas do Joy Division e logo no começo do show,mas não citei no post para não ficar piegas demais.