9 de setembro de 2005
Porque eu quero ver o show do Pearl Jam
O dia que milhares de pessoas ,inclusive eu, esperavam há anos finalmente vai chegar e está até marcado. Dois de dezembro,no Pacaembú. Sim, incrivelmente estou falando do Pearl Jam. A primeira banda decente que curti na vida, depois da minha fase queima filme em que ouvia metal (nossa ! parece que isso é lenda...se tiver alguém aí que curta metal, me perdoe). "Ten" foi o primeiro vinil que comprei juntando a grana do lanche da escola.Ainda lembro que comprei o disco num dia depois da aula, numa loja que vendia todos os gêneros musicais, mas que dava um certo espaço para o Rock,porque os vinis ficavam expostos na parede da loja.
Isso foi em meados de 1992. Quando, supostamente, da galera que eu conhecia, só eu conhecia a banda (que pretensão!). "Alive", era o primeiro clipe do Pearl Jam que rolava meio que perdido na programação da MTV - naquela época a recepção do canal era horrível, por isso a pretensão de achar que só eu conhecia a banda.
Aquela imagem preto e branco com uma onda sendo a primeira cena do clipe, em seguida, um riff de guitarra marcante e umas cenas toscas de show que preenchiam todo o espaço da música ficaram retidos na minha memória musical.
Depois disso as minhas anteninhas ficaram bem ligadas para tudo o que vinha do Pearl Jam e também para tudo que vinha de Seatle. Como conseqüência disso conheci o Nirvana,que logo caiu nas graças de todo mundo- só anos mais tarde eu entenderia por quê- o Alice in Chains,o Soundgarden, mais tarde o ótimo Mudhoney e até o Screaming Trees.
Se a primeira música que me chamou atenção foi "Alive" depois vieram "Even Flow", "Jeremy" e "Black" -passei a detestar as últimas duas porque tocaram à exaustão,na MTV e depois em algumas rádios. Comprei o disco conhecendo praticamente duas músicas, naquela época não tinha internet, MP3, nem na imaginação .
Lembro-me bem do especial Seattle apresentado pelo Gastão na MTV, no qual rolaram algumas músicas do Acústico do Pearl Jam. Claro que neste dia estava com controle remoto em punho e VHS devidamente no video cassete esperando a hora H!
Ao mesmo tempo que aquilo era muito legal, passou a me irritar, depois, o fato de o assunto ser apenas Seattle, Pearl Jam e Nirvana, principalmente. Ouvir as músicas rolando em rádios como Transamerica, Jovem Pan me desagradou e principalmente à exaustão como acontecia.
Nessa altura a banda que eu achava que só eu conhecia já tinha caído no gosto do povo e inclusive uma moda pegou: as indefectíveis camisas de flanela apareceram com força acompanhadas de cabelos compridos, de calças e tênis esfolados -qto mais podre melhor!
Aos poucos eu comecei a me encher e voltar a minha atenção para outros sons embora continuasse a gostar da banda.Passada a febre das bandas principais de Seattle e a morte de Kurt Coubain,que querendo ou não marcou o fim da grande onda,deixei o Pearl Jam de lado para valer.Mas ficava alerta a cada saída de disco novo. Ouvi um a um, de Ten a Yeld,este último até com certo atraso.Hoje confesso que perdi um pouco da seqüência da discografia do Pearl Jam.
Com certeza, o "amor" que tinha pela banda não é mais o mesmo,mas a vontade de vê-la ao vivo não morreu .De certa forma fiz uma promessa ingênua para mim mesma,numa época ingênua ,de que veria o Pearl Jam se um dia viesse tocar aqui, não importava o preço do ingresso.O que eu não contava é que eles viessem num momento em que minha situação financeira não é muito diferente de quando "...(i was) sittin' home alone at age thirteen..."
Seja como for quero estar no Pacaembú, dia 02/12, para lembrar velhos e ingênuos tempos.Yeah!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu nem sou fã assim, gosto, mas não amo. E as repetições incessantes de músicas (não só deles) nas rádios, foi um dos motivos que me fizeram enjoar de muitas músicas, depois de algumas bandas e por fim do próprio veículo de comunicação. Parar de escutar rádio foi uma das melhores coisas que eu fiz... mas tenho consciência que só é possível porque tenho internet e não vivo sem minhas mp3...
De qualquer forma, volta e meia eu escutava alguma coisa do Pearl Jam e quero mesmo ir ao show... Dia 04/12 estarei no show (eu espero). Ainda não sei onde será aqui no Rio, mas quero estar lá!
=***
aeeeeee, não acredito no que meus olhos estão vendo.
um post novo!
será que agora vai?
seguuuuuuuraaaa...
legal o texto cátia!
ce viu como é facil colocar imagens?
beijão.
Postar um comentário