19 de julho de 2006

Em Busca da Salvação : Sahara Hotnights

Garotas. Garotas que cantam. Garotas que cantam e tocam em uma banda de rock. Garotas que me faz acreditar que o rock'n'roll ainda tem salvação. Se for pra ter um homem em bandas de garotas, que seja lá atrás, tocando bateria, bem longe de meus olhos e de meus ouvidos. Ah, mas a banda sueca Sahara Hotnights não sofre deste mal.
Maria, Johanna, Jenne e Josephine. Quatro mulheres que mergulharam em minha corrente sanguínea no exato momento em que escutei a versão delas para a clássica Rockaway Beach dos Ramones, a primeira faixa do disco tributo The Song Ramones The Same - A Tribute to The Ramones, de 2002.

O último trabalho delas, Kiss & Tell, de 2004, é uma aula rara de como fazer rock'n'roll acessível e, ao mesmo tempo, verdadeiro, dançante e cativante. Essas meninas sabem muito bem misturar em seu próprio som algumas das bandas mais influentes da história, colocando em suas canções influências da parte boa da new wave (Blondie, claro), do punk rock dos Ramones (quem mais?) e pitadas do rock mais arrastado de Chrissie Hynde e seu Pretenders. São onze canções que terminam no tempo certo, sem exageros, na medida certa, como tem de ser.

Mas como tudo na vida, é sempre bom conhecer um pouco o passado das coisas. Antes de Kiss & Tell, a banda lançou C'mon Lets Pretend (1999) e Jennie Bomb (2001), dois discos mais pesados, menos grudentos que o Kiss & Tell, mas que já mostravam o que estava por vir. Os dois primeiros discos são altamente recomendados se você não consegue engolir essa história de rock'n'roll acessível.

Visitem o espaço das moças no MySpace. Elas estão próximas de lançar um novo disco e já é possível escutar a demo Salty Lips. A agitada Hot Night Crash eu sempre recomendo, já virou uma de minhas músicas favoritas de todos os tempos. E na bela Walk On The Wire é possível perceber como elas podem compor pop-rock sem perder o estilo.

5 comentários:

Cátia disse...

Freeeeeed,
To comendo poeira...enqto penso sobre meu próximo texto vc já postou mais um!

Anônimo disse...

pow... desse jeito eu nao vou conseguir ler todos ! ahahhaha

Anônimo disse...

Hotnight pro Fred é kiss and tell!

Fred disse...

kiss and tell and... and... and... whopper do burger king !!!

Anônimo disse...

quem? quem será essa alma caridosa...
será mesmo um finlandês desgarrado do Last.fm?
;)